3 SEGREDOS PARA CRIAR A ROTINA DE SONO DO SEU BEBÊ

0
231
rotina de sono
3 SEGREDOS PARA CRIAR A ROTINA DE SONO DO SEU BEBÊ
5 (100%) 3 votes

Como fazer o bebê dormir, eis a questão. Para muitas mamães, esse é um problema recorrente, mas que poderia ser minimizado com a criação de uma rotina de sono. Mas por que, você deve estar se perguntando, certo? Pois bem, o ponto a destacar, nesse caso, é que os pequeninos são criaturas de hábitos, por isso, tudo o que for previsível será melhor apreciado.

De acordo com a especialista do sono Jodi Mildell, os bebês ficam mais calmos quando sabem o que está por vir. Quanto mais tranquilos e relaxados, mais fácil será fazê-los dormir.

Em vista disso, elaboramos este artigo justamente para tratar sobre o assunto. Aqui, vamos lhe apresentar 3 segredos para criar a rotina de sono do seu bebê. Não perca a leitura. Confira!

1. Ajude o pequeno a perceber a diferença entre o dia e a noite

Primeiramente, é preciso compreender a importância de fazer com que o seu bebê perceba a diferença entre o dia e a noite. E como isso pode ser feito? A resposta: basta apenas manter a casa bem iluminada durante o dia, mesmo que a criança esteja dormindo. Ao começar escurecer, diminua a luminosidade dos ambientes.

Ainda, uma outra dica que pode ajudar é não estimular o bebê durante as mamadas da noite: isso o fará entender que esse momento não é hora de brincar, mas sim de dormir e descansar.

2. Observe e interprete os sinais do bebê

Não importa quantos livros ou artigos na internet você leu, o mais importante é observar e saber interpretar os sinais do bebê. Nesse sentido, saiba que não há melhor informação do que a vinda da própria criança, afinal de contas, cada uma “dirá” o que precisa do seu modo particular.

Em outras palavras, compreenda que o que funciona para uma pode não dar resultado para outra. Portanto, preste atenção aos sinais e procure entender as preferências do pequenino.

Para facilitar o seu entendimento, observe os gestos e os sons, por exemplo, e a partir de então você poderá antecipar-se às necessidades dele. Isso tornará seu dia a dia menos complicado.

Com o passar do tempo você provavelmente notará alguns padrões de comportamento, que por sua vez podem ser utilizados para criar uma rotina de sono: esse é o ponto que queríamos chegar.

3. Esteja ciente das mudanças decorrentes do desenvolvimento

Como você já deve ter percebido, no primeiro aninho de vida, especialmente, o bebê passa por uma série de mudanças do desenvolvimento. Ele começa a engatinhar, sentar sozinho e talvez até já consiga dar alguns passinhos, isso em contar que seu peso quase que triplica.

O mesmo ocorre em relação as mamadas: em certo período ele quer mamar mais, enquanto em outro pode ser difícil ter que lidar com as recusas. De qualquer modo, todas essas fases são chamadas de “surtos do crescimento”.

E o que isso tem a ver com a rotina de sono? Bem, o “x” da questão é que talvez você terá que readaptá-la conforme as mudanças. Contudo, isso não quer dizer que os horários para dormir devem mudar, pelo contrário, o que deve ser alterado é a forma como os rituais são “desenhados”. Entendido?

Mas afinal, como criar uma rotina de sono?

Antes de concluirmos, vamos apresentar algumas dicas para criar uma rotina de sono. Visto os segredos, aqui estaremos abordando as práticas que você pode utilizar como parte de um ritual para dormir.

Sobretudo, procure se basear nas seguintes orientações:

  • esgote as energias do bebê (algumas crianças precisam ser “descarregadas” antes de serem colocadas na cama);
  • use a água ao seu favor (o banho costuma trazer bons resultados, já que a água morna deixa o pequenino mais tranquilo e relaxado);
  • massagens (antes ou depois do banho, massageie seu filho com movimentos suaves, de preferência utilizando um óleo ou hidratante para bebês);
  • converse (a hora de dormir é ótima para bater um papinho com a criança. Fale o que aconteceu durante o dia, conte uma historinha etc);
  • leia um livro (uma maneira clássica de fazer os bebês dormirem, ler um livro certamente será de grande ajuda).

Enfim, como já mencionamos neste artigo, cada criança é uma criança. Assim sendo, você precisará testar as práticas acima para ver o que melhor se adaptará ao seu bebê. A rotina de sono deve ser criada para fazer com que a criança entenda a hora certa de dormir.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se você quiser saber mais sobre bebês e maternidade, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!