BEBÊ DE 1 ANO

0
193
bebê de 1 ano
BEBÊ DE 1 ANO
5 (100%) 5 votes

Chegou a hora tão esperada do primeiro aninho! O bebê de 1 ano se mostra cada vez mais independente, além de estar prestes a dar os primeiros passinhos.

É possível que com 1 ano de vida o bebê já consiga se alimentar usando uma colherzinha. A partir de agora o desenvolvimento das habilidades como um todo parece acontecer de forma mais rápida.

Você irá se encantar com a expressão de felicidade no rostinho do bebê quando ele aprende algo novo.

O sono do bebê de 1 ano

Aquelas tradicionais sonecas durante o dia se tornam mais raras de agora em diante. Além disso, o bebê pode começar a “lutar” para não adormecer durante a noite, o que irá lhe cansar sem sombra de dúvidas.

Criar um ritual antes da hora de dormir costuma funcionar. Comer, brincar, tomar banho, se vestir e ler um livro são atividades que em sequência podem “programar” o horário de dormir da criança.

Se você tem dúvida de como funciona o sono do bebê, confira aqui.

Brincadeiras

A partir de agora as brincadeiras exercitam grupos musculares maiores. O bebê de 1 ano gosta de tirar peças de um lugar e colocar em outro, além do que eles adoram arremessar os objetos para longe.

Não se surpreenda se você ver o seu filho mexendo nas suas panelas e batendo umas nas outras. O banho será um momento de alegria para o pequenino, você irá perceber o quanto ele se diverte na água.

A curiosidade do bebê em descobrir coisas novas pode causar alguns problemas, por isso mantenha a casa segura e fique atenta a tomadas, objetos pontudos e tudo o que pode causar algum dano a criança.

A ansiedade da separação

Sabemos que não é fácil se despedir do bebê principalmente quando ele faz aquela carinha de “mamãe volta”. Mas as vezes você precisa resolver algo e será necessário deixá-lo com alguém, a maioria dos pais optam por deixar os filhos com os avós.

Procure pedir para quem for ficar com o seu filho que o mesmo chegue mais cedo, dessa maneira o bebê de 1 ano tem mais tempo para se adaptar com a situação.

É importante estimular a independência do bebê, procure não ficar “agarrada” com ele o tempo todo. Você pode deixá-lo sozinho na sala enquanto está na cozinha, mas claro, mantenha seus olhos nele.

Saiba mesurar essa questão de independência, o bebê só ficará sozinho em algum lugar se souber que pode contar com você.

Linguagem

Algumas crianças com essa idade já conseguem formular frases inteiras, porém é difícil de entendê-las. Não se preocupe se o seu filho tem apenas algumas palavras no vocabulário, não tem nada de anormal com isso.

O bebê de 1 mês é capaz de responder algumas perguntas, principalmente se você der pistas sobre a resposta.

O interesse em aprender a se comunicar é visível, livros são mais do que indicados para ajudar no desenvolvimento da linguagem. Procure enfatizar palavras como “por favor” e “obrigado”.

É importante também mostrar ao bebê como os nomes, objetos e suas funções se relacionam. Converse bastante com o pequenino e diga o nome certo de cada coisa.

Quando você for guardar os brinquedos em uma caixa, conte os mesmos assim que você os coloca na caixa.

Como saber se o desenvolvimento do meu bebê está normal?

Lembre-se, cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo. O que falamos aqui é o potencial que o bebê de 1 ano pode alcançar.

Se o seu bebê nasceu prematuro, ele irá levar um pouco mais de tempo para desenvolver suas habilidades se comparado com os bebês de idade similar. É normal, não se preocupe.

Caso você note algo estranho com o desenvolvimento do seu filho, consulte o médico.

Leia mais sobre o desenvolvimento dos bebês.

Deixe uma respota