BEBÊ ENGASGADO, E AGORA?

0
543
bebê engasgado
BEBÊ ENGASGADO, E AGORA?
5 (100%) 4 votes

A cena do bebê engasgado é assustadora! Você esta amamentando e percebe que o bebê se engasgou com o leite.

É normal entrar em desespero e não saber como agir, pois é uma ocorrência que não estamos esperando. Isso pode acontecer devido a falta de coordenação entre a deglutição, respiração e sucção.

O neonatologista do Amparo maternal, Dr. Flavio Milori Cosentino, explica que é muito importante manter a calma e observar se há alguma alteração na cor do bebê, se ele ficar roxo ou se demonstrar estar com dificuldade para respirar.

De acordo com o neonatologista, durante o engasgo a mãe deve suspender a amamentação e deixar o bebê de pé até se recuperar.

Bebê engasgado? Tome certos cuidados.

  1. Durante a amamentação, posicione o recém-nascido de uma maneira em que a coluna esteja alinhada, mantendo contato barriga a barriga.
  2. Tome cuidado ao retirar o bebê do seio materno, mantenha-o na posição vertical, permitindo maior conforto para o pequeno respirar.
  3. Deixe o bebê tossir e limpe sua boca.
  4. Caso você observe no bebê alguma dificuldade para respirar, deixe-o com a cabeça inclinada para baixo e dê tapinhas nas costas.
  5. Procure atendimento médico de urgência, caso você não perceba melhora e o bebê pare de respirar.

Procure o seu pediatra caso os engasgos sejam recorrentes. Seu bebê pode sofrer com um distúrbio de deglutição, pode ser um problema de coordenação entre a deglutição, respiração e sucção como já mencionamos acima, ou até mesmo outra doença.

A princípio, o pediatra consegue identificar no próprio consultório qual é o problema. Os pais devem procurar por um neurologista juntamente com fonoaudiólogo se necessário, ou um outro especialista indicado pelo pediatra para avaliar a criança.

Importante: Se você realmente precisar de um apoio médico, ligue rapidamente para o 192 ou para o Samu.

Leia mais sobre amamentação.