COMO DAR BANHO NO BEBÊ: PASSO A PASSO

0
105
Como dar banho no bebê
COMO DAR BANHO NO BEBÊ: PASSO A PASSO
5 (100%) 5 votes

Uma das dúvidas mais comuns que ocorrem nas mães de primeira viagem é sobre como dar banho no bebê. Isso é algo totalmente compreensível, afinal, eles parecem ficar mais frágeis e delicados quando estão molhados. No entanto, apesar da apreensão inicial, você irá perceber que dar banho no bebê é uma tarefa fácil e divertida.

Somente a água não é suficiente para a boa higienização do bebê

Antes de ver o passo a passo de como dar banho no bebê, saiba que apenas a água não é suficiente para remover as “sujeiras” que se encontram na pele do bebê. Os resíduos de fezes, por exemplo, são impurezas de gordura não solúveis em água, que podem causar danos na pele do pequenino.

Além disso, banhar o bebê apenas com água pode promover o ressecamento de sua pele. Os especialistas afirmam que um banho somente com água (especialmente clorada) pode resultar em irritações e vermelhidão de pele. A pele dos bebês é muito sensível, por isso, use um sabonete específico para eles. Na hora da compra, opte pelas marcas mais conhecidas e confiáveis.

Como dar banho no bebê

Primeiramente, compre uma banheirinha de plástico exclusiva para o banho do bebê. Ao utilizá-la, coloque-a sobre um local que facilite o trabalho. Veja a seguir o passo a passo de como dar banho no bebê:

  1. Coloque alguns centímetros de água morna (entre 32 e 37°C) na banheira. Após isso, mexa a água com a parte interna do pulso para certificar-se de que a temperatura não esteja muito elevada.
  2. Coloque o pequenino na banheira. Utilize seu braço como apoio para as costas, cabeça e pescoço do bebê.
  3. Com um pedaço de algodão umedecido, limpe delicadamente a região em torno dos olhinhos da criança, do canto interno para o externo, ou seja, na junção dos olhos com o nariz em direção às orelhas.
  4. Com uma fralda de pano macio, limpe as dobrinhas do pescoço e a região em volta do nariz e da boca, sempre na direção interna para externa. Limpe atrás das orelhinhas também. Não esqueça de umedecer a fralda com água morna e usar um sabonete específico para bebês.
  5. Se o bebê for mais cabeludinho, use um shampoo suave específico para ele. Tenha cautela para lavar as áreas moles da cabeça, também conhecidas como moleira ou fontanela.
  6. Lave a região da fralda por último. Se for uma menina, a área genital deve ser limpada de frente para trás. No caso dos meninos, limpe delicadamente a região genital evitando puxar o prepúcio (pele) do pênis para trás.
  7. Agora que o bebê já está limpo, deixe ele desfrutar alguns momentos na banheira, assim ele se acostuma com a água. Com um copo, derrame água em seu corpinho para que ele não sinta frio.
  8. Retire o bebê da banheira. Apoie a cabecinha dele em seus braços e o enrole em uma toalha.
  9. Seque bem o bebê (preste atenção às dobrinhas). A toalha deve ser passada delicadamente, assim você evita “arranhar a pele”.
  10. Agora que ele já está seco, aplique um hidrante específico para a pele do bebê. Depois, é hora de vesti-lo.

O que você não deve fazer

Muito provavelmente, as dúvidas sobre como dar banho no bebê ocorrem mais pelos questionamentos do que não se pode fazer. Para lhe ajudar, veja a seguir o que você não deve fazer na hora de banhar no seu pequenino:

  • Jamais deixe o bebê sozinho durante o banho, em hipótese alguma! Junte o que é necessário para o banho com antecedência: fralda, toalhas, produtos de higiene, etc. Se o telefone ou a campainha tocarem e você realmente precisar atender, enrole o bebê na toalha e o leve junto;
  • Evite utilizar produtos de higiene para uso adulto, pois eles podem agredir a pele do seu pequenino. Opte sempre pelos produtos específicos para os bebês;
  • Não coloque o bebê na banheira enquanto você ainda a estiver enchendo. Prepare a água e teste a temperatura previamente;
  • Lave e limpe somente o que você consegue ver. Jamais coloque algo dentro do nariz e dos ouvidos do bebê.

Dicas gerais

Para os bebês até 6 meses, coloque na banheira um pouco menos de 15 centímetros de água (aproximadamente 8 dedos). Essa quantidade de água é suficiente para cobrir o bebê até os ombros (lembrando que seu braço deve ser usado com apoio).

Se o seu pequenino já consegue ficar sentado, jamais deixe que a água fique acima da sua linha de cintura. Outras dicas incluem:

  • Tente acostumar seu bebê a ficar sentado na banheira, e não de pé;
  • Não abuse dos shampoos e sabonetes. Use quantidades bem modestas;
  • Utilize a hora do banho como parte da rotina do sono.

Se você tinha dúvidas de como dar banho no bebê agora já não tem mais! O banho é uma excelente oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre mãe e filho. Você irá perceber o quão gratificante é ver o bebê limpinho, cheiroso e bem confortável.

Esse artigo foi útil para você? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também: