COMO PREPARAR O CORPO PARA GRAVIDEZ

0
131
como preparar o corpo para gravidez
COMO PREPARAR O CORPO PARA GRAVIDEZ
5 (100%) 3 votes

Como preparar o corpo para gravidez? O ideal é estar com o corpo em perfeitas condições bem antes mesmo de engravidar. Se possível, planeje a gravidez com até um ano de antecedência, pois assim as mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida possam ter obtido resultados positivos no seu organismo.

Se você tiver algum problema de saúde como epilepsia, asma ou diabete, provavelmente será necessário modificar seu tratamento. Para garantir, consulte seu médico pelo menos três meses antes de começar a tentar engravidar.

“O conselho é que você agende uma consulta com o ginecologista três meses antes de começar a tentar engravidar, mesmo que não tenha problemas de saúde.”

Histórico médico

Durante a consulta, o médico irá avaliar se você tem algum problema de saúde que possa interferir na sua gravidez, irá lhe fazer perguntas sobre sua alimentação e seu estilo de vida, qual o método anticoncepcional que você utiliza, se já sofreu algum problema menstrual, além de outras questões como se você já teve filhos, qual foi o tipo de parto e se houve complicações.

Exames de sangue

O ginecologista deve pedir um hemograma completo para verificar se você está com algum indicador alterado.

O médico também pode verificar sua imunidade para doenças como hepatite B, rubéola e toxoplasmose. Entre os testes também haverá exames diagnósticos para sífilis e HIV/Aids.

“É essencial que essas doenças sejam detectadas antes da gravidez.”

Exame de urina

Pode acontecer de o médico pedir um exame de urina para detectar uma possível infecção urinária. Essas infecções podem estar associadas a problemas como aborto espontâneo, baixo peso dos bebês ao nascer ou parto prematuro, por isso é importantíssimo checar se está tudo bem.

Vacinas

Um ponto muito importante de como preparar o corpo para gravidez, é relacionado as vacinas, pois é possível prevenir malformações e até mesmo o aborto espontâneo.

O médico pode recomendar que você se vacine contra catapora caso você nunca contraiu a doença, se adoecer quando grávida há riscos de que o bebê seja afetado. De qualquer maneira, muito do que será necessário ou não será diagnosticado nos exames de sangue.

Ácido fólico

Defeitos na formação do tubo neural do bebê são evitados em grande parte com a suplementação de ácido fólico. O ideal é que as mulheres que estejam pensando em engravidar tomem pelo menos 400 mcg de ácido fólico por dia, mantendo a suplementação até pelo menos a 12ª semana de gravidez.

Alguns médicos defendem que toda mulher em idade fértil, mesmo que não esteja pensando em engravidar, tome o suplemento.  

Como preparar o corpo para gravidez: DROGAS

Há inúmeras provas científicas que o tabagismo, as bebidas alcoólicas e as drogas ilícitas fazem muito mal para o bebê. Se você usa alguma droga, lícita ou não, pare de usá-las antes de engravidar, caso tenha dificuldade, procure ajuda médica.

Leia também:

https://portalmaesefilhos.com.br/2016/06/como-dar-remedio-para-bebes/                          https://portalmaesefilhos.com.br/2016/06/parto-normal/