CRIANÇA DE 3 ANOS

0
184
criança de 3 anos
CRIANÇA DE 3 ANOS
5 (100%) 3 votes

A criança de 3 anos costuma não ser tão possessiva como era a alguns meses atrás, mas ainda encontra dificuldades em dividir seu pertences. Conflitos com os amiguinhos são naturais nessa fase, algumas crianças até conseguem resolver esses desentendimentos por conta própria, mas a maioria ainda corre para um adulto a fim de pedir ajuda.

Esse momento é ideal para você reforçar a importância de compartilhar as coisas. “Deixe o João brincar primeiro com o carrinho, depois é a sua vez”. As criança de 3 anos está aprendendo a negociar, por isso esse tipo de oferta pode funcionar.

Desenvolvimento emocional e social

Não estranhe se seu filho lhe pedir algo para o amiguinho imaginário, como deixar um espaço na mesa de jantar. Essas “criaturas” fantasiadas na imaginação não indicam que a criança tenha algum problema, pelo contrário.

Segundo alguns estudos, as crianças que cultivam amigos imaginários tendem a ser tornar adultos criativos, sociáveis e felizes. Esse tipo de “amizade” pode ser com um humano ou um animal, e costuma a ter nome e personalidade.

Observar esse tipo de relacionamento pode parecer estranho, até porque você não vê o amigo imaginário, mas mesmo assim essa situação pode lhe dar boas informações sobre os medos e receios que seu filho pode ter. Se o amiguinho tem medo fantasma, é provável que esse medo seja do seu filho também.

Desenvolvimento físico (xixi na cama)

A idade das fraldas já passou, mas seu filho pode ter “acidentes” com uma certa frequência principalmente durante a noite. Passar a noite toda a seco é um estágio de controle físico que tende a ser um pouco mais complicado para o meninos do que para as meninas.

Mas não se preocupe, a maioria das crianças supera essa fase. Os médicos consideram isso como um problema se a criança estiver lá pelos 5 ou 6 anos. Não brigue com a criança de 3 anos se ela fizer xixi na cama, uma atitude serena de sua parte ajuda a criança a se sentir menos envergonhada.

Se seu filho ficar chateado com a situação, explique que vai passar e diga que você também fazia xixi na cama quando tinha a mesma idade. Para minimizar o risco, procure não oferecer bebidas antes de botá-lo para dormir, e tente também incluir uma visita ao banheiro antes do sono da noite.

A linguagem da criança de 3 anos

Agora você não precisa mais se esforçar para entender o que seu filho diz. As frases são mais elaboradas e o vocabulário mais extenso, o que já possibilita uma conversa quase de igual para igual de acordo com a nível de instrução da criança.

Você irá notar que a criança de 3 anos adora conversar, e que é capaz de responder e formular perguntas. Perceba também como seu filho descreve o que vê ou faz, e como usa as palavras para classificar as coisas.

Como saber se o desenvolvimento do meu filho está normal?

É importante lembrar que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo. Caso você note algo estranho com o desenvolvimento do seu filho, consulte o médico.

Leia mais sobre o desenvolvimento das crianças.

Deixe uma respota