CUIDADOS COM OS DENTES

0
276
cuidados com os dentes
CUIDADOS COM OS DENTES
5 (100%) 3 votes

Para os dentes crescerem fortes e saudáveis, é muito importante que a alimentação do seu filho já desde a primeira infância seja de qualidade. Os cuidados com os dentes ainda é um ponto a ser melhorado, embora o Brasil seja considerado uma das referências em saúde bucal.

Os primeiros dentinhos do bebê foram formados quando ele ainda estava dentro da sua barriga, sendo assim, sua alimentação era responsável pela formação dos mesmos. Porém, agora que ele está no “lado de fora”, cabe a você tomar os devidos cuidados para que os próximos dentes nasçam fortes.

Dentes saudáveis à vista

É importantíssimo garantir que seu filho esteja ingerindo boas quantidades de cálcio e vitamina D. (Confira aqui nosso post sobre vitaminas)

Fique atenta também na quantia de flúor que seu filho ingere. Essa substância tem papel crucial no fortalecimento dos dentes e consequentemente na prevenção de cáries. Contudo, o excesso de flúor pode causar o surgimento de manchas esbranquiçadas nos dentes.

O ideal é que você converse com o dentista. Algumas crianças são mais suscetíveis à cáries, nesses casos, o profissional irá recomendar algum suplemento utilizado na forma de bochechos.

Dentes limpos

A escovação é um hábito que deve ser integrado à rotina do seu filho ao menos duas vezes por dia. O ideal mesmo é que a criança escove os dentes ao acordar, após o almoço e antes de dormir.

A escova deve ter as cerdas macias e os movimentos tem de ser circulares, assim se evita machucar as gengivas. Limpar os dentinhos dos pequeninos não é tão fácil assim, eles não tem muita paciência e alguns realmente não gostam do processo.

Tente fazer a criança colaborar, antes de tentar forçar a escovação. Escove seus dentes e peça para seu filho copiar você, as crianças gostam de repetir o que os pais fazem, ainda mais se tiver um pouco de humor envolvido.

Quando que a criança pode se responsabilizar pelos cuidados com os dentes?

Quando ela demonstrar interesse, mas mostre como se deve fazer! De qualquer modo, a recomendação dos dentistas é que você supervisione a escovação do seu filho até os 7 anos.

Doces

Esse é o um dos grandes vilões em relação aos cuidados com os dentes. Evite dar doces e balas ao seu filho antes que ele complete 2 aninhos de vida. Se a dieta não conter doces nessa fase inicial, os primeiros dentinhos nascerão mais fortes e saudáveis.

Mas não tem jeito, um hora os doces virão e convenhamos, seria uma maldade cortar essas guloseimas das crianças.

O importante é que você controle o consumo de açúcar. De nada adianta proibir que seu filho coma uma bala e ao mesmo tempo carregar uma madeira com suco. Outro ponto interessante também é o tempo que a criança fica com o alimento na boca. Um pedaço de chocolate após o almoço é menos prejudicial aos dentes do que um pirulito, por exemplo.

Mas de todos, os piores ainda são aqueles doces que grudam nos dentes, alguns resistem até mesmo a escovação.

Visitas ao dentista

Nos dias de hoje, os dentistas dão muita atenção à saúde preventiva e não somente aos problemas que ali estão ou que já aconteceram. Por essa razão, leve a criança ao dentista uma vez ou outra, não espere surgir um problema para isso.

Leia também: Rotina do sono e comportamentos que os pais não devem ignorar.