CUIDADOS ESSENCIAIS PARA A PRIMEIRA SEMANA DO BEBÊ

0
786
Primeira semana do bebê
CUIDADOS ESSENCIAIS PARA A PRIMEIRA SEMANA DO BEBÊ
5 (100%) 5 votes

Finalmente, o tão aguardado momento está chegou: você está com seu filho em seus braços! Sem sombra de dúvidas, essa nova fase traz consigo um misto de sentimentos que às vezes fica até difícil de compreender. Após ter passado todas às provações da gravidez, agora você terá de lidar com as exigências da maternidade, que começam com força máxima logo na primeira semana do bebê.

Para as mamães de primeira viagem, principalmente, esse período inicial pode ser acompanhado por medo e insegurança, já que o momento exige muita atenção em relação à segurança e o bem-estar do recém-nascido.

Em razão disso, preparamos esse artigo que fala sobre os cuidados essenciais para a primeira semana do bebê. A leitura é imprescindível, portanto, continue conosco e confira!

Amamentação

Para começar, vamos falar sobre a amamentação, uma das principais preocupações das mães na primeira semana do bebê. O importante a considerar aqui é o fato de que o pequenino está se adaptando a você, assim como você a ele.

Nessa fase, o ideal é que você o amamente aproximadamente de três em três horas. Procure não exceder muito esse tempo, e ofereça o peito mesmo que a criança não manifeste nenhum sinal (choro) de que está com fome.

Com o passar dos dias, não há problema algum em aguardar o neném se manifestar por “comida”, especialmente durante a noite. No entanto, não seria prudente esperar por isso na primeira semana do bebê.

É importante também escolher um lugar calmo e uma posição confortável, que deixe o processo de amamentação agradável para ambas as partes. O pequeno deve ficar com a cabeça alinhada ao corpo, que por sua vez, deve estar voltado a você.

Uma dica relevante é estimular o recém-nascido enquanto ele mama. Converse com ele, faça carinho nas mãozinhas, pezinhos ou orelhinhas, por exemplo, isso pode evitar que ele pegue no sono durante o processo. Para saber se o bebê está bem alimentado, observe se ele faz xixi com bastante frequência: se sim, bom sinal. Contudo, não hesite em contatar o pediatra no caso de dúvidas.

A amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida do bebê, salvo exceções.

Perda de peso em relação ao nascimento

É preciso deixar claro, antes de mais nada, que a perda de peso nos primeiros dias após o nascimento é natural, mesmo que a criança esteja se alimentando adequadamente. Na primeira semana do bebê, ele pode perder de 5 a 10% do seu peso.

Isso só será um problema quando o pequenino não começar a recuperar o peso após o décimo dia de vida. Nesse caso, mais uma vez, procure o médico para lhe orientar.

Troca de fraldas

Que a troca de fraldas é obrigatória sempre que o bebê fizer suas necessidades é algo que você já sabe. Porém, se prepare para fazer isso por pelo menos oito vezes ao dia, ou seja, após cada amamentação.

Na primeira semana do bebê, as fezes terão um aspecto pastoso, com uma coloração verde-amarelada, mas nem sempre estarão presentes. O xixi, por sua vez, deve estar presente sempre. Caso você não note a presença da urina, é provável que o pequeno esteja com dificuldades para amamentar. Se isso ocorrer, consulte o médico.

Em relação à limpeza, o ideal é utilizar somente um algodão molhado em água morna. Não é indicado o uso dos lencinhos umedecidos, pois eles podem causar reações alérgicas, é o que afirma a doutora Eliane Garcez, pediatra do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Em caso de menina, faça movimentos da vagina em direção ao ânus. Para os meninos, lembre-se apontar o “piu-piu” para baixo antes de fechar a fralda, assim você evita que o xixi suba para a barriga.

Banho

Durante a primeira semana do bebê, um banho por dia será mais do que suficiente. Apenas tome algumas precauções, como:

  • ter em mãos tudo o que será preciso para o banho (não deixe o recém-nascido sozinho em hipótese alguma);
  • medir a temperatura da água antes de colocar o bebê na banheira (temperatura entre 36 e 37°C);
  • não é necessário utilizar xampus ou sabonetes mas, caso você queira, use (bem pouco) apenas os produtos feitos especialmente para a pele do neném;
  • evite lugares onde possa ter correntes de ar. Opte por ambientes mais aquecidos.

Limpeza do coto umbilical

Embora pareça algo sensível e que possa doer, o coto umbilical não causa dor, pois não possui terminações nervosas alguma. Por isso, não tenha medo de fazer a higienização da região, até porque, é importantíssimo manter a área limpa e seca, sempre, assim, o risco de infecções é bem menor.

Faça a limpeza do coto utilizando um algodão embebido em álcool 70%, no mínimo três vezes por dia. Se quiser higienizar a área após todas as trocas de fraldas, tudo bem, mas nem sempre será preciso. Normalmente, esse fragmento do cordão umbilical costuma cair sozinho entre uma e três semanas após o nascimento do bebê.

Sono

Outro ponto importante em relação à primeira semana do bebê é a questão do sono. Caso você não saiba, os recém-nascidos precisam dormir entre 16 a 20 horas por dia! É claro que não são horas consecutivas, mas se você as contabilizar (algo interessante), comprovará os números.

Respeitar esses horários é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar do bebê. Normalmente, o pequenino acordará em intervalos aproximados de três em três horas, apenas para se alimentar. Após a amamentação e a higiene pessoal, ele voltará a dormir.

Ao colocá-lo no berço, deixe-o de barriguinha para cima, e não voltado para baixo. Além disso, não coloque absolutamente nada ao lado do bebê, seja o que for, como almofadas ou travesseiros, por exemplo, pois elas podem asfixiar o bebê em um possível acidente.

Nos dias mais frios, opte por uma roupinha mais quente ao invés de um cobertorzinho, pelo mesmo motivo citado agora a pouco. Caso você realmente queira tampar o neném, no máximo até a cinturinha. E mais, em hipótese alguma compartilhe a sua cama com o recém-nascido, ok?

É verdade que as visitas devem ser proibidas durante a primeira semana do bebê?

O ideal seria que sim! Tenha em mente que a primeira semana do bebê é uma fase delicada, pois ele ainda se encontra em um momento de muita fragilidade. Qualquer gripe, resfriado ou outro tipo de doença, por exemplo, pode infectá-lo facilmente.

É verdade que não dá para evitar que os familiares o conheçam, mas limite as visitas. Para as pessoas que não são tão próximas, invente uma desculpa, isso mesmo que você ouviu. Lembre-se: é apenas a primeira semana do bebê, seus amigos e conhecidos terão muito tempo para conhecê-lo.

Outro ponto importante é em relação à limpeza das mãos. Os convidados devem lavá-las muito bem antes de tocar no recém-nascido, isso é imprescindível. O correto mesmo é evitar o contato, principalmente a troca de colo, que pode, inclusive, atrapalhar a quietude da criança.

Além do que, a primeira semana do bebê é também a primeira semana da mãe após o parto, momento no qual é preciso repouso e tranquilidade para uma boa recuperação.

Enfim, tudo o que você viu até aqui são os cuidados essenciais para a primeira semana do bebê. Procure seguir ao máximo essas dicas, tudo bem? Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para fazer suas perguntas aqui nos comentários.

Se gostou do nosso artigo e gostaria de ficar por dentro das atualizações do blog, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades!