MENSTRUAÇÃO COM PEDAÇOS: POR QUE ACONTECE?

0
1682
Menstruação com pedaços
MENSTRUAÇÃO COM PEDAÇOS: POR QUE ACONTECE?
4.8 (96%) 5 votes

Seja pela sua ausência ou por sua presença abundante, a menstruação para muitas mulheres é quase sempre um motivo de aflição. Imagine então uma menstruação com pedaços, aí pronto, o desespero toma conta.

Não tem jeito, essa particularidade do organismo feminino de vez em quando faz as mulheres se questionarem sobre sua saúde, ainda mais no caso de uma menstruação com pedaços.

Mas você sabe o que ocorre durante seu período menstrual? Sabe quais são os possíveis motivos da menstruação com pedaços e quando ela pode ser um problema? Quer saber? Então continue a leitura e confira!

O que ocorre durante o período menstrual?

Durante o período menstrual, o revestimento do seu útero (endométrio) engrossa como parte da preparação de uma possível gravidez. No entanto, ao não engravidar, essa “camada extra” se desprende da parede uterina e sai através da menstruação.

Portanto, muitas vezes a menstruação com pedaços (também chamada de menstruação com coágulos) nada mais é do que uma forma natural de limpeza do útero.

Apenas como informação geral, considera-se um ciclo menstrual regular como tendo 28 dias, sendo contados a partir do primeiro dia de sangramento até o primeiro dia do próximo ciclo. Já o período menstrual, normalmente dura entre 2 a 7 dias.

O que pode causar uma menstruação com pedaços

O principal motivo da menstruação com pedaços é hormonal. Seu organismo necessita de doses equilibradas de progesterona e estrogênio, hormônios responsáveis por regularem uma série de funções, incluindo a produção e o derrame do revestimento uterino.

Quando esse equilíbrio é afetado (geralmente durante a própria menstruação) o endométrio pode ficar excessivamente espesso, contribuindo para um sangramento mais denso e com coágulos.

Contudo, as alterações hormonais podem ocorrer por diversas razões, dentre as quais:

  • Menopausa;
  • Problemas na tireoide;
  • Mudanças bruscas e repentinas de peso;
  • Como efeitos secundários de determinados medicamentos;
  • Uso abusivo de álcool e outras drogas.

É possível que a menstruação com pedaços não seja relacionada ao desiquilíbrio hormonal?

Sim, é possível. Veja a seguir alguns dos motivos não hormonais que podem levar a menstruação com pedaços:

1. Endometriose e Adenomiose

Essas duas condições ocorrem quando o endométrio (tecido de revestimento uterino) é encontrado onde não deveria. Na endometriose, esse tecido se desenvolve fora do útero, enquanto na adenomiose ele cresce sobre a musculatura que compõe as paredes uterinas.

Tanto um quanto outro podem resultar em períodos anormais e de fluxo pesado, resultando talvez na menstruação com pedaços.

Embora essas complicações são mais comuns em mulheres acima dos 35 anos, elas podem ocorrer em qualquer idade.

2. Anemia ferropriva

Anemia ferropriva nada mais é do que a deficiência em ferro. Se os seus níveis de ferro no organismo estiverem muito reduzidos, é bem provável que haverá uma diferença na coagulação do seu sangue.

Nesse caso, de uma anemia ferropriva confirmada, faça uso de um suplemento que contenha esse mineral e priorize alimentos ricos no mesmo, como carnes vermelhas, feijão, couve e lentilhas.

3. Mioma

Mioma é o termo médico para um tumor benigno que acomete o útero, e que normalmente causa dor e menstruação excessiva com a presença de coágulos. Além disso, é possível que haja sangramento mesmo após o período menstrual.

4. Aborto espontâneo

As mulheres que sofreram um aborto espontâneo podem descarregar uma menstruação com pedaços grandes, consistente e abundante.

Se houver a possibilidade de você ter engravidado, procure seu médico de imediato caso você perceba um sangramento “exagerado” e com coágulos.

5. Obstrução do sangue menstrual

Qualquer coisa que impeça ou bloqueie o fluxo do sangue menstrual do útero até a saída da vagina pode resultar em uma menstruação com pedaços.

Pólipos benignos (cistos que se alocam no interior do útero) podem alterar o curso do sangue durante o seu período. O fluxo também poder ser retardado quando a mulher se aproxima da menopausa, que é quando os níveis de estrogênio diminuem.

Quando procurar ajuda médica?

Felizmente, na maioria das vezes a menstruação com pedaços será apenas uma condição normal da própria menstruação. Como observamos anteriormente, as questões hormonais são as principais causas para essa ocorrência.

Entretanto, se a sua menstruação vier com coágulos e for dolorosa, ou se você se sentir fraca e com um mal-estar durante o período, não hesite em procurar um médico, pois pode ser que você esteja com alguma doença ginecológica.

De qualquer maneira, se você se sentir incomodada pelos pedaços de pele e quiser uma avaliação mais detalhada, não deixe de procurar um profissional para tirar as suas dúvidas.

Por fim, vale repetir mais uma vez… menstruação com pedaços é normal! Não é preciso entrar em desespero, sinta o seu corpo e procure manter a calma.

E então, como anda a sua menstruação? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma respota