QUINTO MÊS DE GRAVIDEZ

0
116
quinto mês de gravidez
QUINTO MÊS DE GRAVIDEZ
5 (100%) 3 votes

Levado em consideração os acontecimentos esperados para as semanas 17, 18, 19, 20 e 21.

O quinto mês de gravidez marca a metade de todo o ciclo de gestação. A ansiedade aumenta e a barriga começa a ficar pesada.

O seu corpo irá passar por diversas mudanças nessa fase, seus órgãos trabalham diferente para se ajustar a nova realidade. Provavelmente você irá sentir um incômodo nas costas devido ao aumento do peso da sua barriga, além disso, a coluna lombar se projeta mais para trás.

O bebê irá medir aproximadamente 25cm até o final do quinto mês, podendo pesar algo em torno de 450 gramas.

Os níveis de hormônio estão cada vez mais elevados e alteram o lado emocional da mulher. Além de ansiosa, a gestante ficará mais sensível podendo chorar a qualquer momento.

Desenvolvimento do bebê no quinto mês de gravidez

Em ritmo um pouco menos acelerado, o feto continua a crescer e se desenvolver. O cérebro começa a compreender os sentidos como a audição e o tato.

O pequenino agora se move de maneira voluntária e já pode ouvir o som da sua voz. Uma substância branca chamada vérnix caseoso será produzida para protegê-lo do contato com o líquido amniótico.

A pele fica mais consistente e um pouco gordurosa. No quinto mês de gravidez é possível fazer a ultrassonografia morfológica, exame que irá apontar possíveis defeitos genéticos e más formações, além de confirmar o sexo do bebê.

O seu corpo e as mudanças

As indesejadas estrias podem aparecer nessa fase tanto nos seios quanto na barriga. Uma linha mais escura pode aparecer na região do umbigo, porém, irá desaparecer após o nascimento do bebê.

As exigências de carregar uma vida dentro do seu organismo aumentam a capacidade do seu coração. Devido ao aumento de circulação no seu corpo poderá ocorrer sangramentos nasais e gengivais. Uma certa dificuldade para respirar é normal, esse incômodo é motivado pela compressão dos pulmões.

Espinhas, manchas na pele e coceiras pelo corpo são ocorrentes em algumas mulheres. Os seios podem aumentar em até 180 gramas cada um. O peso da barriga tende a incomodar, procure não ficar de pé nem sentada por muito tempo, uma meia elástica de média compreensão ajuda na circulação de sangue e diminui a sensação de desconforto.

Devido as necessidades do bebê o volume de sangue e de água no seu corpo aumentam, podendo causar uma “falsa” anemia. Caso isso ocorra, é indicado o uso de um suplemento vitamínico, mas consulte o seu médico primeiro.

Leia mais sobre gravidez, bebês e crianças.

Deixe uma respota