COMO ENSINAR BONS VALORES PARA CRIANÇAS

0
143
valores para crianças
COMO ENSINAR BONS VALORES PARA CRIANÇAS
5 (100%) 4 votes

Ensinar bons valores para crianças é obrigação de todos os educadores. Afinal, um adulto responsável e de bom caráter foi um dia uma criança que aprendeu bons valores, pode acreditar!

Como fazer dos filhos cidadãos responsáveis e de bom caráter?

Hoje em dia, está cada vez mais difícil de criar filhos que mantenham bons valores. Entretanto, os pais devem obrigatoriamente encaminhá-los para o melhor que eles podem ser, formando um adulto de boa índole.

As crianças constroem o seu caráter durante o envolvimento com os adultos, nas atividades diárias, sejam elas quais for. Vale ressaltar que existe algumas maneiras de construir o bom caráter nos seus filhos, veja a seguir:

Dê o exemplo

Seja por palavras ou atos, estamos sempre ensinando algo para nossos filhos. Eles aprendem observando, ouvindo e agindo. Diante de um mundo de maus exemplos, é imprescindível que pelo menos os pais ensinem os princípios do bom comportamento, pois a criança compartilha na maioria das vezes os ensinamentos recebidos em casa.

É importante que você não somente fale, mas que você mostre como respeitar os outros, como ser gentil, como ser caridoso, bondoso, como ter auto-controle, a ser honesto e assim por diante.

A maneira que você conduz  suas atividades estando ao lado do seu filho, irá ajudar a moldar a personalidade dele.

O jeito como você encara o dinheiro e os bens materiais também interferem no caráter da criança. Se você é do tipo que enxerga o valor das pessoas baseado nos carros, roupas e propriedades que elas possuem, sinto lhe dizer que o seu filho está sujeito a seguir os seus conceitos.

Treine

Você lembra quando aprendeu a dirigir? Pois é, no começo você praticava como trocar as marchas com o auxílio de alguém ao seu lado, mas hoje você faz isso de maneira automática.

As crianças irão aprender a se comportar da mesma maneira. Você precisa orientar seu filho a agir de certa forma quantas vezes forem necessárias para que o cérebro dele “automatize” essa ação.

Você pode começar ensinando em que circunstâncias usar um simples “obrigado“. Treinando isso, chegará um momento em que você não terá que falar “diga obrigado filho”, porque ele o fará automaticamente.

Se você não treinar seu filho ele irá prestar atenção nos outros treinadores que por aí estão, pode ser a mídia, os coleguinhas, e outras pessoas a quem ele acaba tendo contato, porém dessa maneira o seu filho pode ser conduzido para outros valores.

Não é tão difícil assim ensinar valores para crianças, o difícil é fazer com que esses valores penetrem na consciência deles, por isso utilize do treino para fazer isso.

Utilize a literatura

A literatura pode ser um bom aliado nessa questão de “valores para crianças”. Alguns livros exemplificam bem quem é o bonzinho e quem é o vilão da história.

Use isso a seu favor! Elabore perguntas que ajudam a criança a compreender a história da maneira que você gostaria que ela compreendesse.

Ensinar bons valores para crianças é evitar maus adultos no futuro.

Leia mais sobre educação.