VITAMINAS E SUA IMPORTÂNCIA

0
428
Vitaminas
VITAMINAS E SUA IMPORTÂNCIA
5 (100%) 2 votes

Tudo o que você precisa saber sobre vitaminas

As Vitaminas A, B, C, e D devem ser consumidas diariamente, principalmente por crianças. Mas você sabe o que são as vitaminas?

Todos sabem que os principais elementos da alimentação são as proteínas, os açúcares e as gorduras. Esses são componentes essenciais do nosso corpo, pois eles dão forma e energia a todos os nossos órgãos.

No entanto, o nosso organismo necessita outras substâncias para que ele possa funcionar melhor. Entre essas outras substâncias, incluem-se as vitaminas.

As vitaminas estão presentes no nosso corpo em quantidades mínimas, porém cada uma delas tem um papel significativo em uma determinada parte do organismo. Elas ajudam a estruturar os ossos, aumentam a resistência dos dentes, aceleram a cicatrização de uma ferida, etc.

Vitamina A

Vitamina A

Tem um papel muito importante na manutenção dos ossos e da pele, além de desempenhar um papel fundamental na visão. A falta dela resulta em uma dificuldade para enxergar no escuro e também para distinguir as cores.

O leite materno fornece ao recém-nascido as quantidades necessárias de vitamina A.

A vitamina A é encontrada em muitos vegetais, como o espinafre, o brócolis e a cenoura.

Também é encontrada em frutas como o pêssego, a manga e o mamão, além estar presente no arroz integral, no leite e nos ovos.

O cozimento assim como o congelamento do alimento afeta um pouco o conteúdo dessa vitamina.

Vitamina B

Vitamina B

Essas vitaminas (B1, B2, B6 e B12) ajudam a manter os nervos, pele, olhos e cabelo em dia, além de serem úteis na produção de energia pelo corpo e na produção de glóbulos vermelhos pelo sangue. A falta dela pode resultar em uma anemia.

A vitamina B é encontrada em diversos alimentos, como carnes, folhas escuras, cereais, etc.

Vitamina C

Vitamina C

Podemos dizer que é a principal vitamina, pois graças a ela, as crianças podem ter dentes saudáveis, músculos fortes e ossos resistentes.

Além disso, a vitamina C melhora o sistema imunológico, a saúde dos tendões, auxilia no combate as inflamações e desintoxica o corpo.

A vitamina C é encontrada principalmente em frutas como a laranja, o limão, o mamão, a melancia, o morango e o kiwi, mas também é encontrada em alguns vegetais como o brócolis e o tomate.

A falta dela resulta em problemas dentários, na capacidade de resistir a inflamaões, dificulta o estancamento de uma hemorragia mesmo sendo um pequeno corte e atrasa a cicatrização das feridas.

A vitamina C é praticamente destruída pelo cozimento, mas é abundante nos alimentos crus.

Vitamina D

Vitamina D

É primordial para a constituição dos ossos e dentes, sem ela a criança não consegue crescer normalmente.

Essa é a única vitamina que o corpo fabrica, sendo produzida quando o sol está em contato com a pele.

O leite materno contém pouca vitamina D, sendo que é comum o pediatra indicar o suplemento da vitamina nos primeiros meses de vida do bebê. O leite “comprado” possui quantidades apropriadas da vitamina.

Os peixes e os ovos são riquíssimos em vitamina D, mas cereais, vegetais e frutas contém pouca quantidade.

A falta dela resulta em uma doença chamada raquitismo, no qual os ossos se tornam muito fracos, prejudicando o desenvolvimento.

Leia mais sobre saúde e alimentação:

www.portalmaesefilhos.com.br/alimentacao/                                                                    www.portalmaesefilhos.com.br/saude/

Deixe uma respota