CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO YOGA NA GRAVIDEZ

0
270
Yoga na gravidez
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO YOGA NA GRAVIDEZ
5 (100%) 6 votes

Pensando em engravidar? Ou melhor, já está grávida?! Seja qual for o seu caso, é preciso compreender que a prática de exercícios físicos se torna ainda mais importante durante essa fase. O sedentarismo é um dos piores inimigos da saúde, por isso, neste artigo vamos lhe apresentar os benefícios do yoga na gravidez, uma das atividades mais indicadas para as gestantes.

Yoga na gravidez: que cuidados devo tomar

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba que como qualquer outra atividade na gravidez, o yoga também exige certos cuidados, que incluem:

  • evitar posições que diminuam o fluxo sanguíneo para o útero;
  • evitar posições que possam levar à perda do seu equilíbrio, principalmente a partir do segundo trimestre de gestação (uma queda pode causar danos a você e ao bebê);
  • não realizar movimentos que forcem demais a musculatura abdominal.

Assim sendo, considere praticar essa atividade somente com a ajuda de um instrutor(a) capacitado, que já esteja acostumado a lidar com as gestantes. O recomendado é participar de aulas que sejam exclusivas para as grávidas, contudo, se isso não for possível, não se esqueça de falar que você está esperando um bebê: mencione o período gestacional que você se encontra.

Com um profissional experiente e que conhece as demandas do yoga na gravidez, dificilmente você terá problemas mais sérios. De qualquer modo, pare os exercícios de imediato caso apresente um ou mais dos seguintes sintomas:

  • náuseas;
  • falta de ar;
  • sangramento ou perda de líquido pela vagina;
  • fortes dores no peito ou no abdômen;
  • tontura e visão embaçada;
  • sensação de desmaio;
  • inchaço acima do normal nas mãos, pés e tornozelos;
  • palpitações.

Se você experimentar algum desses sintomas, não hesite em procurar ajuda médica, ok?

Mas e então, quais são os benefícios do yoga na gravidez?

Agora que você já sabe que cuidados deve tomar, vamos ao que de fato prometemos: os benefícios no yoga na gravidez. A seguir, veja porque essa prática é considerada uma das melhores quando o assunto se refere às atividades físicas para gestantes:

Contribui para o alongamento e fortalecimento muscular

Embora não pareça, o yoga é um excelente exercício para a fortalecimento muscular. As posições praticadas ajudam as gestantes não apenas a tonificar os músculos, mas também a alongar as articulações.

Favorece a adaptação da postura em relação ao aumento contínuo da barriga

Um dos motivos que faz o yoga ser tão apreciado na gravidez é sua contribuição para a melhora da postura. Por trabalhar a musculatura e a coluna vertebral, encontrar o ponto de equilíbrio e se adaptar ao aumento contínuo da barriga se torna algo mais fácil.

Não o bastante, a prática também pode colaborar para a melhora das dores na região lombar, um incômodo relativamente comum entre as futuras mamães.

Diminui os inchaços

Devido aos exercícios de respiração, outra função do organismo que tende a ser melhorada é a circulação sanguínea. Por essa razão, os inchaços nos membros inferiores e superiores normalmente diminuirão.

Auxilia no controle do estresse

Fundamentalmente, o yoga é uma atividade de relaxamento, portanto, pode ser um grande aliado no que diz respeito ao controle do estresse. Todas nós sabemos que a gravidez é um momento em que as mulheres estarão passando por um turbilhão de emoções, por isso, tornar essa fase mais suave não é nenhuma má ideia.

Colabora no preparo do corpo para o parto

A ligação que se dá entre você e o seu próprio corpo durante o yoga na gravidez é de extrema importância para que a hora do parto transcorra com mais naturalidade.

No decorrer das aulas, os instrutores lhe ajudarão a entender de que forma você pode minimizar os efeitos das contrações. Como consequência desse aprendizado, a saída do bebê teoricamente será mais suave e menos dolorosa.

Desenvolver essa capacidade fará com que você se sinta mais tranquila e relaxada, disso não há a menor dúvida.

Leia também: O guia completo sobre o parto normal e o guia completo sobre a cesariana!

Propicia uma melhor recuperação pós-parto

Outro benefício da prática do yoga na gravidez é relacionada ao período de recuperação pós-parto. Aqui, há diversas variáveis que são levadas em consideração, como depressão e dificuldade em controlar o peso, por exemplo.

Independentemente de qual seja o problema, os conhecimentos oriundos do yoga permitem uma melhor visão sobre o corpo e a mente, facilitando a lida com os possíveis impasses e desconfortos que podem surgir após o nascimento do bebê.

Para aproveitar as vantagens do yoga na gravidez, pratique-o todas as semanas, por pelo menos dois dias. Quando você já estiver mais habituada às posições e aos exercícios, não tenha medo de realizar pequenas sessões na sua própria casa: 10 minutinhos por vez já será o suficiente, mas apenas nos dias de intervalo das aulas.

Não se esqueça dos cuidados que mencionamos no início deste artigo. Vale ressaltar também a importância de praticar uma atividade que desempenhe suas funções cardiovasculares, como exemplo das caminhadas.

O que você achou deste artigo? Gostou? Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados à gravidez? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!